Saúde!

SAÚDE E QUALIDADE VIDA: O Sistema Digestório

O ser humano tem um processo de digestão bastante complexo e se inicia já na boca com a mastigação e produção de enzimas que irão preparar os alimentos para os passos seguintes. Eu diria até, que as enzimas salivares “aliviam” alguns excessos para um melhor trabalho do estomago.

As enzimas são complexos protéicos vitais para os diversos processos bioquímicos e metabólicos que ocorrem em todo o nosso organismo. Algumas delas têm uma importância fundamental, diria eu, até para a sobrevida do próprio corpo.

Na seqüência dos processos digestório, a faringe e o esôfago praticamente funcionam como tubo de passagem dos alimentos com destino ao estomago. Neste trajeto o bolo alimentar é apenas misturado levemente.

Na chegada ao estomago, o bolo alimentar sofre ação de diversas substâncias produzidas pelas células e glândulas da câmara gástrica, tais como a enterogastrona, gastrina, ácido clorídrico e diversas enzimas a fim de torná-lo acessível para absorção de substâncias essenciais na fase seguinte em nível de intestino delgado.

Na segunda porção do duodeno o bolo alimentar parcialmente digerido vai sofrer ação de inúmeras substâncias principalmente enzimas e emolientes, produzidos pelo fígado, vesícula biliar e pâncreas que participam intensamente desta fase do processo digestório tornando possível à separação de substâncias para serem absorvidas e direcionadas para os diversos fenômenos biológicos e metabólicos do corpo humano.

A seguir esse processo é continuado em menor escala no jejuno e íleo que compõe o intestino delgado por fim, após a passagem pelo ceco e apêndice, o bolo alimentar atinge o seu ponto máximo e final do processo digestório nas três porções principais do intestino grosso onde são realizados os mais intensos e importantes fenômenos enzimáticos do corpo humano. Nos quais definitivamente são eliminadas as últimas possíveis toxinas nocivas ao ser humano. E a absorção de sais, íons e eletrólitos essenciais à vida humano é finalmente concluída.

É importante dizer que o consumo de alimentos fermentados acelera os processos enzimáticos e biológicos do corpo humano; tornando assim o sistema digestório aliviado no seu funcionamento com maior eficácia e menor consumo de energia. Isto minimiza ou evita alterações patológicas do próprio sistema digestório e, obviamente com repercussões por todo o organismo humano.

Concluo falando do Floranew, composto fermentado, produzido pela Naturally Anew, com excelência nos resultados relatados por pacientes que pude acompanhar.

Afinal segundo os ditames hipocráticos “você é o que você come”.