Saúde!

SAÚDE E QUALIDADE VIDA: COGUMELO AGARICUS BLAZEI

O Agaricus Blazei é utilizado em todo o mundo devido à sua capacidade de estimular o sistema imunológico, ativando os mecanismos de defesa natural do organismo auxiliando no combate a uma variedade de doenças.
Conforme indicam as pesquisas, ele possui propriedades antitumorais e antimutagênicas.

O Cogumelo Agaricus Blazei é um espécime que surgiu na década de 60 como resultado da fusão de vários fungos, nativo das montanhas da Mata Atlântica do Estado de São Paulo. Diferencia-se dos demais cogumelos por desenvolver-se sob a incidência de intensos raios solares, absorvendo os nutrientes do solo e também do sol ao contrário dos outros que preferem ambientes úmidos e sombrios para crescer. Rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e inúmeros princípios ativos.

Neste quadro elaboramos alguns tópicos resumidos de informações a respeito dos benefícios que os produtos da Amazon Kenko oferece.
Lembrando que os tópicos aqui apresentados é apenas um resumo no qual não se limita apenas nestas informações.

1. O QUE É COGUMELO AGARICUS BLAZEI?

O Cogumelo Agaricus Blazei é um espécime que surgiu na década de 60 como resultado da fusão de vários fungos, nativo das montanhas da Mata Atlântica do Estado de São Paulo. Diferencia-se dos demais cogumelos por se desenvolver sob a incidência de intensos raios solares, absorvendo os nutrientes do solo e também do sol ao contrário dos outros que preferem ambientes úmidos e sombrios para crescer. Rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e inúmeros princípios ativos.

Eles são utilizados em todo mundo devido à sua capacidade de estimular o sistema imunológico, ativando os mecanismos de defesa natural do organismo no combate a uma variedade de doenças. Conforme indicam as pesquisas ele possui propriedades antitumorais e antimutagênicas. 

2. DESCOBERTA DO COGUMELO AGARICUS BLAZEI

 Em meados dos anos 70, o agricultor imigrante japonês Sr. Takatoshi Furumoto encontrou em meio a sua plantação um cogumelo diferente. Era uma linhagem comestível de aroma semelhante ao do cogumelo Matsutake do Japão. Algumas cerpas foram enviadas para especialistas em taxonomia de fungos na Bélgica, que o classificaram como: Agaricus Blazei Murril, gênero: Agaricaceae.

Em 1980 descobriu-se no Japão que esta espécie apresentava vários polissacarídeos, um deles o Beta-Glucan, capaz de inibir o crescimento de tumores. Algum tempo depois esta espécie foi patenteado no Japão com o nome de “Himematsutake” (Cogumelo Princesa).

Após o falecimento de Furumoto, o cultivo do cogumelo Agaricus foi abandonado e somente em 1990 alguns japoneses trouxeram do Japão as cerpas enviadas pelo agricultor e reiniciaram as plantações nas regiões de Tapiraí , Mogi das Cruzes e Campinas, no estado de São Paulo. Atualmente ele é cultivado também nos estados de Minas Gerais e Paraná, assim como na China, Japão e Coréia.     

3. SISTEMA IMUNOLÓGICO 

A função do sistema imunológico no organismo é  destruir as bactérias invasoras e células neoplasmáticas causadas por mutação, que apresentam reações na presença de químicos tóxicos. O organismo vive e sobrevive lutando contra esses "inimigos" externos. Uma pessoa saudável tem um sistema imunológico apto e capacitado para lutar contra qualquer fator que lhe cause dano. Entretanto, se o sistema imunológico está debilitado, devido ao estresse excessivo, aos maus hábitos alimentares, estilo de vida sedentário ou muito intenso, no futuro podem adquirir doenças sérias.
 Os cogumelos agaricus podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, por conterem vitaminas do tipo B1 e B2, proteínas em forma de aminoácidos, ergosterol, niacina, fósforo, ferro, cálcio, inúmeros princípios ativos. Também possui em grande quantidade o polissacarídeo Beta-glucan.

“O beta-d-glucan pode ser definido como um polissacarídeo não digestivo, cuja ação está diretamente ligada ao aumento das células Natural Killers, responsável pela defesa do organismo contra vírus, bactérias, fungos e parasitas.”

 4. POLISSACARIDEOS ß-glucan

As plantas e os cogumelos produzem açúcares dentro das células. Estes açúcares são usados por ambos como fontes de energia e como unidades estruturais que constituem as paredes celulares. Os arranjos particulares e as ligações com outras substâncias determinam a atividade biológica destes compostos. Alguns desses compostos possuem potentes propriedades medicinais e podem ser encontrados nos cogumelos. Eles são chamados de Beta-Glucan. Estes Beta-Glucan consistem de longas cadeias, formadas por milhões de moléculas de glicose.

O cogumelo Agaricus blazei é a única fonte encontrada até agora que contém quantidades significativas do polissacarídeo Beta-Glucan, o qual tem a capacidade de aumentar o número e as atividades das células NK (Natural Killer). É muito comum na natureza encontrar proteínas e peptídeos ligados à extremidade da molécula de glucan. Essa "ligação protéica" altera a maneira como o organismo utiliza os glucans no sistema imunológico. 

5. CÉLULAS NATURAL KILLER (Assassinas Naturais)

As células Natural Killers ou assassina naturais receberam este nome devido à sua capacidade de destruir as células do câncer. Como parte do sistema imunológico natural do organismo, elas também segregam uma proteína chamada interferon-gama que reúne o resto do sistema imunológico contra células infectadas.
Respondendo assim que uma célula doente apareça, as células Natural Killers defendem o organismo enquanto as outras células imunológicas são as engrenagens que fazem a ação acontecer. Seu sistema de radar para detectar as células que  precisam ser destruídas consiste em um grande arsenal de receptores.
As células NK são conhecidas por sua capacidade de matar as células doentes antes que elas se convertam em tumores e estabeleçam o câncer no organismo. Outra função evidenciada pelas pesquisas foi o papel das Natural Killer no controle das infecções, estabelecendo em curto espaço de tempo a imunoresposta do organismo. Um dos objetivos principais de se estimular o sistema imunológico é aumentar o número e a vitalidade das células Natural Killer.

6. ß-GLUCANS & SISTEMA IMUNOLÓGICO

Os glóbulos brancos presentes no sangue são a maior defesa do organismo contra infecções e tumores. O sistema imunológico é composto de vários tipos de glóbulos brancos, cada um com função imunológica específica. Neutrófilos são glóbulos brancos que envolvem e matam bactérias e células cancerígenas. Linfócitos incluem células T, células B e células NK (Natural Killer). As células B produzem anticorpos que destroem invasores estranhos ao organismo humano tal como vírus, bactérias e células cancerígenas.

As células T produzem interferon e interleucina, essenciais  ao sistema imunológico, que protegem contra infecções e câncer. As células NK destroem células tumorais e células infectadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Uma célula, em especial, o macrófago, é a chave para a vitalidade do sistema imunológico. Eles fazem a primeira linha de defesa do sistema imunológico. Os macrófagos “engolem” as células estranhas ao  organismo, liberam hormônios chamados citoquinas (proteínas mensageiras) que ajudam na comunicação intracelular entre as células B e T, e transportam patógenos e tecidos afetados para o sistema linfático.

Os beta-glucans  - mesmo em pequenas quantidades – tem efeito profundo. Eles acoplam-se aos receptores nas paredes externas dos macrófagos para ativá-los e aumentar a produção dos citoquinas e assim ajudar  a combater doenças infecciosas e câncer.

Infecções bacterianas respondem bem ao tratamento com beta-glucans tal como infecções virais – desde o resfriado comum, gripe, Herpes, Hepatite, HIV e outros.

O Beta-glucan do Agaricus blazei  tem uma estrutura molecular única, complexa e variada. Cientistas acreditam que o alto grau de ramificações desta molécula torna o beta-glucan desse cogumelo o mais poderoso em estimular o sistema imunológico.

Quando a doença acontece, é sempre em conseqüência de uma deficiência na resposta imunológica do organismo. Acredita-se que ao prover o organismo com uma quantidade maior de Beta-Glucans, aumenta-se sua resposta imunológica. Esta é a explicação mais simples de como os cogumelos medicinais  ajudam o organismo lutar contra os ataques externos, diversas doenças e as células cancerígenas.  

7. PREVENTIVO

 Há muitos anos o cogumelo é consumido como um alimento saudável e energético para aumentar a longevidade, promover saúde global e vitalidade. Os estudos indicam que este cogumelo pode estimular o sistema imunológico. Ele é uma rica fonte de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas, fibras, derivados de ácidos nucléicos. Seus compostos reforçam as habilidades do sistema imunológico de proteger-se. Eles incluem também hemicelulose, polissacarídeos e outros metabólitos. Estudos usando o cogumelo ABM mostraram que eles têm propriedades anti-envelhecimento, têm a capacidade para aumentar a produção celular e a síntese de colágeno, melhora a hidratação superficial e firmeza da pele, reduzindo o aparecimento de rugas. 

8.DIABETES

A diabetes é uma enfermidade que provoca o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue por falta absoluta ou relativa de insulina. Transformamos grande parte dos alimentos que ingerimos em glicose. Essa glicose é transportada através do sangue até as células, onde será usada como fonte de energia. Para facilitar esse transporte, nosso corpo produz uma substância chamada insulina. Quando se tem diabetes, o corpo não produz insulina ou não produz o suficiente, ou ainda a insulina produzida não funciona adequadamente. Daí o aumento da quantidade de glicose no sangue.
Sem a insulina ou com o funcionamento inadequado dela, a glicose vai-se acumulando no sangue e é eliminada na urina. Os sintomas do diabetes são cansaço, perda de peso, sede, necessidade freqüente de urinar e visão turva. Com o tempo, podem surgir sérios problemas nos olhos - levando até à cegueira -, nos nervos, no coração, nos pés, nas artérias e nas veias.
O cogumelo Agaricus blazei pode auxiliar no controle da Diabetes proporcionando o equilíbrio do sistema imunológico. Ele propicia a normalização da produção excessiva de macrófagos e contém substâncias como proteínas, complexos polissacarídicos, fibras e outros componentes que são conhecidos por equilibrar o nível de açúcar no sangue. Seu consumo regular pode acelerar as atividades da restauração do pâncreas por conter inúmeros aminoácidos, enzimas e minerais. 

 9. COLESTEROL / ARTERIOSCLEROSE

 O Colesterol é um tipo de gordura produzido pelo fígado. Do total de Colesterol do corpo humano, cerca do 60% é formado no fígado e os restantes vêm da alimentação. O colesterol e seus derivados são importantes para a produção dos hormônios, na formação das membranas celulares, na produção da vitamina D, essencial no metabolismo do cálcio, que por sua vez é importante na formação, conservação e regeneração de ossos.

O Cogumelos Agaricus Blazei contém entre 70% a 78% de ácidos graxos insaturados, liberados pelo ácido linólico. Este ácido trabalha diminuindo o colesterol e as gorduras do sangue, sendo de grande valor para a prevenção da arteriosclerose.

Também contém quantidades muito pequenas de ácido palmitoléico, um ácido graxo que impede os derrames celebrais. Descobriu-se que o ácido palmitoléico penetra nas células dos vasos sanguíneos e reativa os vasos que estavam quase mortos. 

10. OSTEOPOROSE

Osteoporose é a doença óssea metabólica mais freqüente, sendo a fratura a sua manifestação clínica. É definida patologicamente como "diminuição absoluta da quantidade de osso e desestruturação da sua microarquitetura levando a um estado de fragilidade em que podem ocorrer fraturas após traumas mínimos". É considerado um grave problema de saúde pública, sendo uma das mais importantes doenças associadas com o envelhecimento.
O engosterol contido nos cogumelos transformam-se em vitamina D2 quando eles são desidratados através de luz ou calor. É graças a esta substância que o desenvolvimento do cálcio é estimulado no organismo, prevenindo a osteoporose.

11. ALERGIAS

Atualmente, aproximadamente 1/3 da população total do mundo é alérgico a algo. As dermatites atópicas são as doenças de pele mais comuns e sérias, pois não existe cura para elas. Como no caso da Asma, a primeira fase do tratamento é muito importante para as dermatites. Na Medicina, a alergia é definida como uma reação de implementação para o fortalecimento da imunidade contra o ambiente externo. A imunidade e a alergia são essencialmente a mesma coisa, uma vez que a imunidade protege o organismo dos vírus e em outras situações a imunidade prejudica o corpo pelas reações alérgicas.

Assim, o tratamento mais comum é controlar o grau excessivo da reação imunológica  e suprimir as reações alérgicas, como as tosses, espirros, mucosa nasal e as irritações superficiais, o que causa os efeitos colaterais, que inibem também a ação do sistema imunológico. O principal problema é a debilitação das células T, que tem suas funções suprimidas, não atuando plenamente no organismo. E a imunidade não suprimida não pode distinguir se é o corpo do invasor e começa a atacar o corpo do anfitrião, em outros termos provocar a reação alérgica.